Estudo com base no texto de "Magda Soares-Alfabetização e Letramento e as muitas facetas"
"Letramento Literário" - Rildo Cosson
Citação de Cosson " Existe uma relação política pedagógica por trás do letramento", para Cosson o letramento vai além de simplesmente se apropriar de diferentes gêneros textuais. O processo de apropriação da leitura deve haver sentidos literários, é necessário que na construção da leitura o educando possa encontrar um significado, propondo a relação do mesmo com a realidade.
Para que ocorra este processo de aprendizado Cosson aborda que é importante a troca de experências estéticas oferecendo ao educando diferentes meios e oportunidades de ter contato com a escrita e seus significados. Em seus estudos estipula 4 etapas para alcançar o letramento literário: Motivação, interação, a leitura do texto em si-individual, a interpretação-sala de aula.
Múltiplos letramentos
- Sair da leitura livro e diversificar entre outras possibilidades de aprendizado ( com músicas,cheiros entre outros...) .
Consciência fonológica e jogos
- Com base em estudos e escritas diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário