Diários reflexivos


Apresentação dos bolsistas do Pibid à comunidade escolar

Primeiro contato com os alunos...30/04

No dia 30 de Abril de 2014 na Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade houve a apresentação dos bolsistas do Pibid com o auxílio da supervisora Eliana Barros, pude conhecer o espaço e estrutura da escola na qual iremos explorar na execução de nossas atividades com os alunos do ciclo de alfabetização e letramento.
Pude conhecer as turmas do 1º ano ( 101 e 102) respectivamente suas professoras  no qual trabalharemos o nosso projeto. Verifiquei o perfil das turmas e observei que não há distorção série/idade, pois é composta basicamente por alunos na faixa etária de 6 e 7 anos. Já nas dependências da biblioteca encontramos o acervo do Pnac ( Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa ).

                         
Visitando as dependências da escola pude perceber que é composta por 14 salas de aula, sala de informática, sala de vídeo acoplada com a biblioteca, uma classe especial ( Composta basicamente de alunos com necessidades auditivas, pois a escola é referência para alunos com este tipo de necessidades especiais) possui rampa para melhor acesso, bebedouros e demais espaços para utilidades necessárias da escola.

                           
É notório que a escola possui um espaço amplo para a realização de diversas atividades lúdicas que poderá propor aos alunos momentos de incentivo e motivação em aprender. Como havia citado acima, na biblioteca observei que possui muitos livros didáticos que possivelmente não estimularão os alunos, ou seja, como ocorrerá o processo de alfabetização e letramento, sendo que os recursos disponíveis são livros didáticos  que não estão dentro do contexto educacional dos alunos.

                           
Livros didáticos disponíveis na Biblioteca da escola.
 Porém procurando um pouco mais, encontramos diversos livros infantis produtivos e atrativos que pertecem ao Programa do Pnac, que infelizmente nem sempre os alunos podem ter o acesso.

                        
Acervo de livros do PNAC

Portanto há uma necessidade de levar aos alunos novas possibilidades de obter conhecimento de maneiras diversas que possibilitaram o desenvolvimento e qualificação no processo de alfabetização e letramento dando reforço a prática da leitura e escrita. Este primeiro dia de apresentação na escola serviu para observamos destacarmos e conhecermos melhor as necessidades dos alunos para que assim podemos propor novas possibilidades de aprendizado e resultados satisfatório.




Segundo  contato com os alunos...09/05

A princípio uma breve observação das turmas...


Turmas do 1º ano 


Turma 101 realizando uma atividade sobre " O Dia das Mães"


Os alunos fizeram as atividades propostas pela professora com base no estudo da data comemorativa - Dia das mães, juntos trabalharam com os adjetivos que foram dados as mães. Todos participaram da aula, neste momento de interação com os alunos teve a questão de se preocupar-se em envolver toda a turma na realização da atividade. Uma turma grande composta por 31 alunos que apresentam em sua maioria grandes dificuldades na escrita e leitura, contudo uma turma muito participativa e disposta a aprender.


Turma  102  fazendo os combinados do dia...

A professora trabalhou com os alunos atividades como base principal O dia das mães. A sala apresenta poucos recursos visuais para os alunos de alfabetização, a turma possui comportamento regular. Tiveram momentos de atividades livres que são realizadas todas as sextas após o término das  atividades propostas pela professora.
A classe é composta por 30 alunos entre eles 24 não possui o domínio da leitura, a maioria não tiveram acesso ou contato anteriormente com o âmbito escolar resultando na dificuldade em manusear o caderno e lápis. 


Por fim vamos organizar as ideias...!



Observação e cooparticipação das atividades

16/05

No dia 16 de maio de 2014 na Escola. M. Poeta Carlos Drummond de Andrade juntamente com a supervisora Eliana e o grupo de pesquisa de campo do Pibid realizamos diversas atividades lúdicas proposta pela professora regente da turma. Foram utilizados diferentes jogos pedagógigos com o objetivo de estimular o aprendizado dos educandos de forma que os próprios envolvidos no processo tenham a liberdade em manusear as peças e assim construir seu conhecimento através da mediação do professor para propor interação do sujeito com o objeto.






Blocos Lógicos



Dominó de adição

Utilizando o ábaco

Direção presente com os pibidianos

Início das oficinas
23/05/14



Grupo Pibid em ação com "O Menino Maluquinho - O menino que tinha uma panela na cabeça"
Foi feita a apresentação do Livro " O menino que tinha uma panela na cabeça" do autor Ziraldo em forma de contação de história,utilizando como proposta e elaboração de atividade o slide interativo.
Utilização de recurso digital

Ao longo da execução da atividade, percebemos a grande motivação dos alunos em ouvir e conhecer a história apresentada.Tivemos a oportunidade  de propor aos alunos momentos de participação de maneira que todos  estivessem envolvidos. Foi uma experiência muito gratificante, ao pensarmos na grande importância de levarmos a literatura para a realidade dos alunos e ao mesmo tempo perceber que a proposta da apresentação do "novo", do atrativo faz com que a criança se torne um sujeito ainda mais motivado em aprender.
Momento de interação com os alunos, envolvendo todos na história. 
Contação da história
Após a contação da história foi proposta uma atividade para os alunos no qual eles pudessem criar seu próprio "Menino Maluquinho".Todos adoraram a ideia de construção. Percebemos a variedade dos desenhos,mostrando que muitos tinham dificuldades referente ao manuseio dos materias devido a falta de coordenação motora fina, já outros tiveram a facilidade em produzir sua própria frase em seu desenho.Esta atividade foi um eixo importantíssimo para analisarmos e percebermos a variedade de desenvolvimentos dos alunos.

 Realização das atividades


Vamos trabalhar... 


Momento de construção!

Interação com a Equipe Pedagógica

Fechando com chave de ouro! Vamos relachar...



Contação da história: Festa no Céu
30/05/14
Literatura infantil "Festa no céu"
 Autora: Angela Lago
 Nesta oficina foi realizado a contação de história do livro de forma dramatizada,envolvendo a leitura do meio e oralização. Logo trabalhamos com interpretação de texto de maneira a incentivar o senso crítico dos educandos.

Interagindo com os alunos

Festa no céu com tartaruga,leão e abelha


Apresentação do livro 




Objetivo Alcançado!!
Conseguimos envolver todos os alunos em nossa proposta pedagógica, acompanhamos e observamos a participação e interação com os personagens no decorrer da história. Gratificante demais ver que estamos realizando um trabalho com bastante eficácia tendo bons resultados de forma produtiva visando o aprendizado e percepção dos educandos.




Oficina: Desenvolvendo a coordenação motora dos dicentes - Jogo "Pé e mão na pulsação"
06/06/14

Atividade de Psicomotricidade


Percepção, sistematização, coordenação motora e letramento foram desenvolvidos pelo grupo através de atividades lúdicas as quais trabalhamos as partes do corpo humano através da percepção do que se pede (música).

                               


PIBID - SEGUNDO SEMESTRE - 2014 
18/07

Organização e planejamentamento das tarefas .

Foto de Eliana Barros.


 Oficina: Alfabeto e Fonemas

25/07/14


Foi trabalhado nesta oficina a escrita do alfabeto e fonemas. Buscamos despertar nos alunos a capacidade de identificar e associar gravuras as suas perspectivas letras iniciais. Pude observar as dificuldades de alguns ao associar letra e imagem referente a ausência da percepção som-letra.

Porém, no desenvolver da atividade os alunos tiveram um bom rendimento, analisando periodicamente o empenho de cada um. Nas atividades propostas, tenho observado nos alunos um grande esforço em aprender. É notório que todos já tem noção da importância do ler e escrever como instrumento de identificação do indivíduo enquanto pessoa. As letras do alfabeto foram expostas no quadro branco com o intuito de que os alunos pudessem ler e analisar seus respectivos sons, em seguida, pedimos aos alunos que se direcionassem ao quadro e fizessem desenhos para representar cada letra do alfabeto. Neste momento que enquanto pesquisadora, comecei a olhar com mais abrangência o "pensar em letramento" como instrumento importante no processo de aprendizagem do individuo. Os resultados foram divergentes, alguns com pouco mais de dificuldades do que os outros em associar a imagem com som e letra, pois tem a questão dos sons das letras semelhantes. Portanto foi uma atividade muito proveitosa para nós pibidianos e também para todos os alunos.




Oficina: Confecção do Portfólio com base no livro " O menino que tinha uma panela na cabeça" Autor Ziraldo - Trabalhando "Identidade".
01/08/14
Iniciamos esta atividade resgatando as contações históricas feitas pelo grupo do livro: O menino que tinha uma panela na cabeça - Ziraldo. A proposta inicial foi de mostrar que todos nós poderíamos criar a nossa própria história. Para executarmos esta proposta, foi explicitado o que era "autobiografia" e dessa forma houve um período de conversação com os alunos muito legal. A partir de então surgiram vários relatos de sonhos, de vida por parte do próprios alunos. Surgiu então a ideia de trabalhar com o espelho a fim de motiva-los a retratar o próprio "eu" no passado, como é no presente e o que poderá ser no futuro. E por fim tivemos vários portfólios com a característica de cada um. E no mesmo perceber a preocupação dos alunos em apresentar a escrita em seus livrinhos. Resultado supreendentemente satisfatório.




Oficina: Grafemas e Fonemas em " Vamos ajudar o Cebolinha a concertar os erros das palavras"
08/08/14
Nesta oficina buscamos desenvolver nos alunos a consciência fonológica de forma dinâmica e divertida.
Nossa "missão" era de ajudar o nosso amigo Cebolinha a perceber a forma correta de falar algumas palavras cujas letras trocava, confundindo pelos seus sons.
A principio passamos um vídeo do cebolinha conversando, neste momento os alunos tinham que destacar e observar as palavras faladas incorretamente pelo cebolinha. O legal desta proposta inicial que os alunos ficaram entusiasmados em prestar atenção no vídeo. Logo após, fizemos uma dinâmica na qual os alunos tinham que ajudar ao cebolinha a concertar os erros completando em cartaz as letras que estavam faltando. De forma que, ao fazer esta dinâmica os alunos tinham acesso aos dois cartazes para analisar as formas falada e escrita. Foi muito bom.








Oficina: Rimas - com base na história de "João e Maria"

15/08/14

Trabalhamos a história de João e Maria através de áudio, fazendo com que o aluno construisse em sua imaginação o cenário histórico. Houve após a história uma momento de conversação na qual os alunos puderam expressor algo referente ao que fora proposto. Logo após a conversação realizamos uma dinâmica onde os discentes tinham que identificar algumas palavras que combinassem com João e Maria, e como resultado resultado tivemos a intwração e participação de todos observando e percebendo os detalhes das palavras que rimavam. Alguns a princípio já identificaram e explicaram"é por causa do final que é igual o da tia". Foi muito proveitosa essa oficina. Neste dia também tivemos a visita da coordenadora do Projeto Virna Mac-Cord Catão.




Oficina: Folclore. Trabalhando com Lendas e cantigas de roda.
22/08/14 

A princípio foi explicitado sobre a data comemorativa e conversação com os alunos. Logo após fora apresentado a lenda da Iara em forma de 3d que por sinal chamou muito a atenção dos alunos de forma a apresentar também a escrita sem esquecer o foco principal "letramento multissemiótico". Por fim depois da contação da lenda e explicação dos "porquês" de sua existência, realizamos diversas brincadeiras folclóricas de cantigas de roda. Os alunos ficaram super entusiasmados e animados nas atividades.





Oficina: Trava língua
29/08/14
Foi trabalhado trava língua com os alunos tendo como recurso o audiovisual da história em coleção disquinhos, "A roupa nova do Rei" para desenvolver com os alunos compreenção e reflexão acerca do conteúdo trabalhado. A proposta inicial foi de oferecer um diferencial de gênero textual a partir do trava língua de conhecimento popular, logo propomos uma atividade de reconstrução coletiva disponibilizando algumas palavras para eles formassem um trava língua.






Oficina: Independência do Brasil - A história
05/09/14

Foi desenvolvido com os alunos questionamentos referente a independência, buscando a compreenssão do assunto. Houve a interação com os alunos no qual puderam falar sobre o que entendiam sobre o tema, tivemos grandes surpresas pois, todos souberam explicar . Logo no final tealizamos uma dinâmicacom todos, aprsentando lhes uma mensagem sobre a Independência do Brasil e cantamos uma melodia Independência ou morte!


Oficina: Iniciando a apresentação das fábulas
12/09/14

Esta proposta inicial foi muito interessante, pois os alunos puderam apreciar os diferentes livros de fábulas trocando com os outros colegas informações sobre a história. Foi um momento de muita interação com os alunos. Todos tiveram um momento de manusear o livro, esta iniciativa serviu para cada um ter aproximidade com a escrita e leitura.


Oficina: Fábulas ( continuação)
19/09/14

Foi o momento do Grupo Pibid desenvolver mais uma vez atividades com registros escritos dos alunos para identicarmos as necessidades e dificuldades dos alunos de acordo com escrita e leitura. De maneira a observar o desenvolvimento de ambas turmas após atividades do Projeto. Foi trabalhado acerca do livro A Cigarra e a Formiga.


Oficina: Fábula - A Lebre e a Tartaruga
26/09/14



 
Interação e construção de conhecimento acerca da moral trabalhada na história "Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente".

Oficina: Contos Clássicos infantis - Semana do Dia das Crianças
10/10/14


Na semana do dia das crianças não poderíamos deixar de presentear os alunos com livros deliciosos. O grupo Pibid organizou uma dinâmica no qual os alunos puderam ter acesso a diversos contos infantis, alguns relembrados por muitos deles.
 A princípio houve o momento de conversação e contação de histórias, logo depois fizemos a grande surpresa, entregamos alguns livros de contos clássicos para eles, todos ficaram super encantados.
 Foi um desafio para o grupo e para os alunos, pois o contato com o livro e acessibilidade envolveu grandes questionamentos, de que grande parte da turma devido a realidade de cada um poderia não ter o cuidado o suficiente e muitos estragariam os livros.Porém, nada melhor do que ver os olhos vibrantes e encantados dos alunos ao ver todos aqueles livros e perceberem que são queridos por nós. 
Ao se deparar com a surpresa todos abriram seus lindos livros e saborearam suas leituras. 




Oficina: Trabalhando com contos - Chapeuzinho vermelho
17/10/14


O desenvolvimento desta oficina foi de trabalhar questões referente a com´paração dos fatos reais e fatos imagináveis, reconstrução e construção dos significados da história. Dessa forma utilizamos duas versões da história da chapeuzinho vermelho com o lobo mau e a versão com o lobo bom, assim os alunos teriam que identificar as diferenças entre as histórias de modo a destacar valores relacionando com fatos reais. Logo depois realizamos uma atividade com a letra da música do conto com o intuito de trabalhar concepção fonética e sílabas complexas( inha e inho).

 

Oficina: Ninguém é igual a ninguém -Desenvolvendo consciência sobre Diversidade cultural e Étnica
07/11/14

Só um Minutinho - Ana Maria Machado




Objetivo: Despertar nos alunos a consciência pelas diferenças raciais através da história. Ao mesmo tempo trabalhamos com numerais e percepções de diferentes gêneros textuais contidos no livro.

Realizamos atividades com o objetivo de despertar nos alunos a consciência pelas diferenças raciais através da história. Ao mesmo tempo trabalhamos com numerais e percepções de diferentes gêneros textuais contidos no livro. 

Oficina: Turma da Mônica - Discriminação Étnica de Mauricio de Sousa
14/11/14

Vamos dar continuidade ao livro " Só um minuto" Ana Maria Machado, trabalhar com as diversidades raciais e inclusão. Nesta atividade vamos despertar nos alunos o senso crítico sobre a realidade de discriminação étnica, pois "  ninguém é igual a ninguém". Abordar os valores entre os conteúdos são importantes para a aceitação e respeito as diferenças. Nos próximos trabalhos daremos continuidade a proposta inicial, que é Desenvolver consciência sobre Diversidade cultural e Étnica.


21 de Novembro de 2014

Não houve aula devido ao feriado.

Oficina: Continuação da temática desenvolvida com base na diversidade étnica 
28/11/14

vídeo: Spirit: o Corcel Indomável
Foi desenvolvida esta tarefa como segundo plano mediante as necessidades conflituosas das turmas.Através do filme tivemos por objetivo trabalhar amizade, união, solidariedade e trabalho em equipe, pois como já relatado em dias anteriores neste blogger, trabalhamos com turmas do 1º ao 3º ano, turmas diversas, e destacamos uma turma do  1º ano muito agitada, desatenta e conflituosa, e este filme vem ao encontre destes alunos sem deixarmos de lado os demais mas focamos em prol de ajudar as educadoras a trabalhar, união, respeito e resistência.


Oficina: Desenvolvendo consciência de solidariedade e reflexão mediante a história " O Bolo de Natal" de Elza Fiúza
05/12/14



Foi realizado uma atividade em prol da interação respeito ao outro, objetivado com a intenção de despertar nos alunos o interesse e prontidão de ajudar o próximo, a valorizar as coisas simples da vida que são importantes para nós, que é o "fazer o bem sem medir a quem". Os alunos nos surpreenderam ao confeccionar cartões de natal, pedindo um natal de solidariedade para todos, compartilhando as coisas boas que possuem com outras crianças sem condições. Lembrando que esta atividade voltada para o natal da solidariedade não envolvia a questão de pedidos de presentes e sim a troca e compartilhamentos das pequenas e valorosas coisas que possuímos. Tivemos ótimos resultados, percebemos que os alunos se sentiram motivados em elaborar seus cartões pensando e escrevendo de forma consciente e crítica.

 

 

Neste mesmo dia, nos reunimos para a realização do planejamento referente ao próximo semestre com a visita ilustre de nossa Coordenadora Virna Mac Catão. Encerrando as atividades do Período letivo.

Visita da nossa Coordenadora ao Poeta.

12 de Dezembro de 2014


Planejamento e participação do COC (Conselho de Classe) traçando a pauta de 2014 referentes as necessidades, propostas, observações e finalizações do período letivo.


Pauta
  Abertura e acolhida com a Direção escolar
Reflexão sobre a realidade da escola
Observações e questionamentos dos docentes
Texto reflexivo: " As crianças aprendem o que vivem" Será o meio em que a criança vive e os valores e atitudes responsáveis pela formação de nossas crianças.
Leitura de perfil da turma
Resultado de rendimento dos alunos seguida de troca de ideias.

Observações: Foi discutido a lei de um terço de tempo para planejamento das avaliações, contudo, o município ainda está estudando por falta de material humano com o intuito de melhorar ainda mais a proposta da prova interdisciplinar na instituição. O grupo Pibid receberam diversos elogios por parte dos professores e direção pelo trabalho desenvolvido com as turmas de 1° ao 3° ano em parceria com os docentes da instituição. Dessa forma, a colaboração e auxílio do Programa Pibid está sendo de grande valia como suporte essencial para atender  a demanda de alfabetização e letramento dos alunos com dificuldades. 




19 de Dezembro de 2014

Encerramento e entrega do resultado final para os alunos.

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola M. Poeta Carlos Drummond de Andrade


  
                                         









Iniciando o 1º semestre de 2015...

10 de Fevereiro de 2015
 Diagnóstico das turmas e organização das dinâmicas .

  • Conhecendo as turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental;
  • Destacando as necessidades;
  • Interagindo com a equipe docente.
24/02/15
Dinâmica com as turmas 

Foi realizado diversas dinâmicas com os alunos no qual pudemos trabalhar a questão da coletividade, respeito e atenção.
No primeiro momento iniciamos as dinâmicas com as turmas do 1º ano 101, 102 e 103 ambas com alunos com necessidades especiais inclusos. Turmas diversas com diferentes comportamentos, porém não tivemos dificuldade alguma no desenvolvimentos das atividades, são alunos bastante interativos e participativos dispostos à conhecer o novo. 
Logo no segundo momentos desenvolvemos as atividades com os alunos do 2º ano 201 e 202. Turmas também com diferentes comportamentos, a turma 201 sempre foi uma turma mais participativa e interativa colaborando nas tarefas prestando atenção e isso contribuiu muito para a dinâmica realizada hoje. Porém com a turma 202 tivemos algumas dificuldades em relação a atenção e compotamento dos alunos, ficaram muito agitados e isso nos impediu de realizar a dinâmica com mais qualidade. Embora tenhamos estes fatores, estamos trabalhando para que essas dificuldades sejam resolvidas para que todos possam aprender, se divertir com as atividades multissemióticas elaboradas pelo grupo Pibid.




03/03/15
Oficina: O menino Maluquinho- contação da história e intepretação



Hoje realizamos a apresentação e contação de história do  livro" O menino maluquinho que tinha uma panela na cabeça - Ziraldo", com as turmas 201 e 202 levando em conta a participação dos alunos em sua recontação e interpretação sobre o mesmo. Reservamos um momento no qual todos puderam falar um pouco sobre sua apreciação referente a história já contada no ano anterior, pedimos que eles nos dissessem qual momento da história mais gostaram ou se identificaram. Por fim pedimos que registrassem em uma folha uma cena em que mais gostaram do livro, o conseguimos obter observações e representações diversas que nos deixaram muito gratos.








O menino Maluquinho
10/03/15

Para melhor fixação fizemos uso de outra literatura do autor Ziraldo “O menino maluquinho” uma recontagem da história, os alunos participaram oralmente com bastante entusiasmo, após exibimos o filme de mesmo título do livro.




Oficina: Sistematização do livro
17/03/15





Sistematização do livro " O menino maluquinho"
24/03/15

Hoje realizamos uma atividade com os alunos de sistematização da escrita, desenvolvendo a consciência silábica e fonética. Através desta oficina pudemos observar o desempenho e participação das tarefas propostas.
É  notório que algumas dificuldades já estão sendo superadas, os alunos realmente estão motivados em aprender e conhecer novas experiências pedagógicas. O crescimento e envolvimento dos alunos e bolsistas é visível, está sendo de grande valia acompanhar a aprendizagem dos alunos das turmas do 2º ano.

O menino maluquinho - atividade na sala de informática
31/03/15

Devido a problemas com os suportes de mídias da escola não estarem disponíveis, utilizamos como plano auxiliar o laboratório de informática, trabalhando com o programa libre office, no auxílio da sistematização da escrita.  Reescrevendo a história do menino maluquinho, através da visão deles.










João e Maria - Contação de História
07/04/15

Apresentação do livro e autor seguida de contação de história, nova literatura do mês João e Maria.







Nenhum comentário:

Postar um comentário